7 causas para a infidelidade feminina

Há um equívoco comum de que apenas os homens traem as suas parceiros e de que as mulheres são sempre fiéis. Com quem estão esses homens a cometer infidelidades? Estarão apenas a cometer infidelidades com mulheres solteiras, não comprometidas?

A verdade simples é que aproximadamente tantas mulheres heterossexuais casadas traem como homens heterossexuais casados. A pesquisa sugere que 10 a 20 por cento dos homens e mulheres em casamentos ou outros relacionamentos comprometidos (monogâmicos), irão envolver-se activamente na actividade sexual fora do seu relacionamento principal.

E esses números provavelmente são sub-relatados, possivelmente por uma ampla margem, graças à negação e confusão sobre o que constitui a infidelidade na era digital. Por exemplo: estará você a ser infiel se visualizar pornografia? Se andar em flirts no Facebook ou Instagram? Se tiver um perfil num site de encontros, embora nunca se tenha encontrado pessoalmente com ninguém?

Para efeitos de redacção deste artigo, a equipa do Blog da SaunApolo56 considerou que uma traição é quando existe a quebra da confiança que ocorre quando você mantém segredos profundos e significativos de um parceiro primário comprometido, independentemente do meio ou fim para tal veiculados.

O flirt pela Internet também é uma forma de traição

O flirt pela Internet também é uma forma de traição

Então, porque razão traem então as mulheres?

Tipicamente as mulheres “pulam a cerca”,  quando numa relação de comprometimento estável, por uma ou mais das seguintes razões:

  1. Elas sentem-se menosprezadas, negligenciadas ou ignoradas.  Quando elas se sentem mais como uma governanta, cuidadora dos filhos ou prestadora de serviços financeiros do que uma esposa ou namorada. Por isso mesmo, elas buscam uma situação externa que as valide por quem elas são, em vez dos serviços que elas realizam em prol do outro.
  2. Elas anseiam por intimidade. As mulheres tendem a sentir-se valorizadas e ligadas de uma forma profunda a outra pessoa através de interacções emocionais não sexuais (conversar, diversão, receberem atenção, construírem uma casa ou uma vida social com alguém) do que através de actividade sexuais. Quando as mulheres não recebem este tipo de interacções emocionais do seu parceiro, elas podem iniciar a procura por elas em outros homens.
  3. Elas estão sobrecarregadas com as opiniões de terceiros. Pesquisas recentes sobre mulheres que cometeram infidelidades indicam que muitas mulheres, apesar de afirmarem que amam profundamente os seu cônjuges, as suas casas, os seus trabalhos e as suas vidas, acabam mesmo assim por enganar e trair. Essas mulheres frequentemente descrevem sentir-se tão pouco apoiadas e sobrecarregadas por terem que ser todas as coisas para todas as pessoas em todos os momentos, que acabam por procurar sexo extraconjugal como uma forma de realização de vida.
  4. Elas sentem-se sozinhas. As mulheres podem experimentar a solidão num relacionamento a dois por várias razões. Talvez o cônjuge trabalhe por longas horas ou viaje regularmente, ou talvez o cônjuge esteja emocionalmente indisponível. Qualquer que seja a causa, elas sentem-se solitárias e buscam ligações através da infidelidade para preencherem esse vazio.
  5. Elas têm as expectativas muito altas. Algumas mulheres têm expectativas não razoáveis sobre o que seu principal parceiro e relacionamento devem proporcionar. Eles esperam que o seu “mais que tudo” atenda a todas as suas necessidades, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e quando isso não acontece, elas vão buscar atenção a outro lado.
  6. Elas estão a responder ou a recriar traumas e maus-tratos da primeira infância. Às vezes, mulheres que sofreram traumas profundos na primeira infância (ou em adultos), especialmente traumas sexuais, irão encenar o trauma como uma maneira de tentar dominá-lo ou controlá-lo.
  7. Elas não estão a ter sexo suficientemente satisfatório em casa. Há um equívoco social de que apenas homens gostam de sexo. Mas muitas mulheres também gostam de sexo, e se não o fizerem em casa, ou não for agradável para elas, por qualquer motivo, elas iniciarão diligências para irem buscá-lo a outro lado.
A solidão e a incompreensão catalizadores da traição.

A solidão e a incompreensão catalizadores da traição.

Tal como acontece com a infidelidade masculina, as mulheres que traem os seus parceiros normalmente não percebem (no momento) quão profundamente a infidelidade afectará o seu parceiro e o seu relacionamento. Uma traição dói tanto a homens traídos, quanto dói às mulheres traídas. A manutenção de segredos, especialmente segredos sexuais e românticos, prejudica a confiança no relacionamento e é incrivelmente dolorosa, independentemente do sexo.

Se um casal escolher abordar a situação em conjunto, o aconselhamento profissional do casal pode transformar uma crise de relacionamento em uma oportunidade de crescimento da relação. Infelizmente, mesmo quando os terapeutas experientes estão extensivamente envolvidos com pessoas comprometidas com a cura, alguns casais são incapazes de recuperar o necessário senso de confiança e segurança emocional necessários para se unirem.

Para esses casais, uma terapia de relacionamento sólida e neutra pode ajudar as pessoas envolvidas a processar um longo e tardio adeus. Mas a traição não precisa de ser vista como o fim de um relacionamento; em vez disso, pode ser visto como um teste da sua maturidade e capacidade de resistir à tempestade.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION