Como lidar com a homofobia

Como lidar com a homofobia

Por muito que queiramos um mundo tolerante onde o amor é o principal motor, ainda há muitos tabus e preconceitos a enfrentar e mentalidades que têm de ser modeladas e alteradas. Tudo começa na infância mas os adultos têm o papel preponderante não só de ensinar os mais novos a ser tolerantes, como de lutar pela igualdade. Como homossexual, infelizmente é quase certo dizer que irá sofrer ao longo da vida alguns episódios de homofobia e bullying. Na escola, no trabalho, na rua ao expressar sentimentos por pessoas do mesmo sexo, ou às vezes até dentro do seio da própria família. Mas há que lidar com a situação. Existem alguns comportamentos que deve adoptar se o intuito é mudar a mentalidade das pessoas e não apenas ir sobrevivendo ao dia-a-dia.

Confira algumas das mais importantes tarefas para combater a homofobia:

1 Seja você próprio

Muitas pessoas homossexuais acabam por esconder a sua sexualidade do mundo por sentirem vergonha. Ora a menos que decida viver escondido do mundo, mais cedo ou mais tarde alguém vai descobrir a sua orientação sexual. Por isso assuma-se o quanto antes e lute pelos seus direitos. Lute pela comunidade LGBT mostrando-se ao mundo sem receios, tal como os restantes heterossexuais. Não tenha medo de contar à família e amigos. Se alguém não o aceitar tal como você é, são amizades que não valem a pena manter.

2 Eduque

Muitas pessoas têm dúvidas e acreditam em muitos dos mitos perpetuados pelos que praticam a homofobia e o preconceito. Não há nada como ensinar e responder a todas as dúvidas que as pessoas possam ter. Afinal, você não está a fazer nada de errado e ao mostrar abertura para explicar como se sente um homossexual vai ajudar as pessoas a compreenderem o porquê de terem de mudar a sua atitude. Explique as dificuldades que um gay enfrenta no dia-a-dia no trabalho/escola ou na vida social. Peça às pessoas ara explicarem aos filhos a importância de aceitar os amigos tal como eles são. E explique o que significa ser homossexual no mundo em que vivemos.

3 Escolha bem as pessoas que o rodeiam

Pessoas negativas, pessimistas, que o deitam para baixo, gozam ou reprimem são de evitar. Se a razão da homofobia é ignorância eduque mas se o comportamento persistir, abandone a amizade.

4 Não se deixe afetar

Claro que é sempre difícil lidar com situações de preconceito mas pense nas pessoas que o praticam como inferiores e ignorantes. Tenha uma mente forte e superior capaz de enfrentar obstáculos da vida que muitos não conseguiriam. Lute por um mundo melhor para que as futuras crianças trans, lésbicas, homo ou travesti vivam numa sociedade mais tolerante, na qual possam viver a vida como realmente são.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION