Como contar aos amigos que é homossexual?
Ninguém precisa de contar aos pais ou amigos que é heterossexual mas quando a preferência amorosa é pelo mesmo sexo, o caso muda de figura. Já não deveria ser assim nos dias de hoje. E embora não existam razões lógicas para isso, os sentimentos de quem deseja partilhar esta notícia são comuns.
Medo de rejeição, insegurança, vergonha e culpa são algumas das ideias que passam pela cabeça de quem apenas quer partilhar com o mundo uma preferência natural. No entanto não se culpabilize.
Na sociedade em que vivemos é normal que se sinta assim. O importante é por de parte o preconceito e seguir estas dicas quando for partilhar essa notícia tão importante com a família e amigos.
1.Escolha o momento certo
Não é preciso marcar na agenda nem preparar um jantar requintado para falar do assunto. Mas convém contar a notícia numa altura em que tenha tempo para conversar com os amigos e a família e esclarecer todas as suas dúvidas. Nem todos aceitam a notícia de forma natural precisando de fazer perguntas pessoais e de tempo para o assimilar.
2.Partilhe-o apenas com quem é importante para si
Se está numa saída com amigos menos próximos, se calhar não é a altura indicada. Escolha um local sossegado, num ambiente mais íntimo e conte primeiro a notícia às pessoas mais chegadas. Claro que se a sua personalidade extrovertida e sem pudores o permitir, nada de errado se põe na primeira hipótese. Tenha apenas em atenção que nem todas as pessoas reagem da mesma forma.
3.Peça aos amigos e família para o ouvir
Não precisa de um discurso de 3 páginas para contar que é homossexual, mas peça às pessoas próximas para o ouvirem antes de fazerem comentários e o bombardearem com perguntas.
4.Tenha paciência
Dê tempo ao tempo. Os amigos e família poderão ter reacções inesperadas. Desde a surpresa, espanto, negação, não se esqueça que vivemos numa sociedade retrógrada na qual ainda é “estranho” ter desejo pelo mesmo sexo. Deixe-os assimilar a ideia e não faça pressão.
5.Tenha a noção que poderá perder alguns amigos
Ao longo da vida, algumas amizades prevalecem e outras não. Isto acontece por várias razões e não apenas devido à rejeição por causa da preferência sexual de uma pessoa. Embora seja correto dar algum tempo aos amigos e família para que aceitem a ideia, se estes no final o rejeitarem, deixe de se relacionar com eles. Afinal amigos assim não fazem falta.
6.Responda às perguntas deles
Nem todos estão informados sobre o que é ser homossexual. Os mitos ainda prevalecem, perpetuados pelos meios de comunicação de todo o mundo. Por isso, é normal que os amigos tenham dúvidas e que queriam fazer perguntas. Não se sinta ofendido e responda com honestidade. Afinal, eles apenas o querem conhecer melhor.
7.Se a sua família é muito antiquada, dê tempo ao tempo
Pode parecer quase impossível de acreditar mas ainda existem casos de pais que rejeitam os seus filhos por estes serem homossexuais. Se algum dia ouviu os seus pais a fazer comentários homofóbicos e tem medo que isso aconteça, espere até ter o seu salário e ser independente para evitar um início de vida atribulado.
Por fim, tenha calma, ser homossexual não é nenhuma doença, defeito ou problema. Trata-se de algo natural e é essa a mensagem que terá de passar. Descontraia e não faça disso um bicho de sete cabeças.