Medos e inseguranças: como vencer?

Medos e inseguranças: como vencer?

A preferência sexual de uma pessoa é algo com que se nasce e é tão natural como a cor do cabelo ou dos olhos, ou a personalidade tímida ou extrovertida. No entanto, uma sociedade preconceituosa e uma família antiquada são alguns dos factores que podem trazer algumas dificuldades e dúvidas a um gay, o que o faz ter de batalhar um pouco mais na vida por algumas coisas tomadas como garantidas para um heterossexual.

 

Insegurança:

Sou gay e agora? A insegurança é um sentimento quase inevitável devido à sociedade em que vivemos. Embora já exista mais informação sobre o assunto e consequentemente mais abertura e respeito em relação ao tema, é importante não deixar a insegurança ganhar, e procurar supera-la com a ajuda da família e amigos. Fale abertamente com eles e supere o medo da rejeição. Se perder amigos porque lhes contou que era gay, é porque na verdade não eram pessoas a manter na sua vida.

Apaixonar-me por alguém e descobrir que ele é heterossexual

Sim pode acontecer, e decerto que haverá alguma probabilidade de acontecer pelo menos uma vez na vida. Mas não se sinta sozinho e não culpe a homossexualidade pelo azar sucedido. Afinal, quantos heterossexuais não são também rejeitados pelas suas paixões, por estes estarem apaixonados de outra pessoa? Enfrente os seus medos e arrisque.

Olhares e julgamentos

Sim, ainda haverão olhares reprovadores e muito preconceito. Mas não se deixe abater. O preconceito sempre existiu e não apenas no caso dos gays. Uma mulher com uma saia curta, um homem coberto de tatuagens, uma pessoa com vários piercings, tudo pode ser motivo de rejeição e crítica pela sociedade ainda fechada dos dias de hoje. E mesmo em termos de relações amorosas, não são só os casais homossexuais as vítimas de preconceito.

As grandes diferenças de idade entre homens e mulheres ou as questões raciais são outros exemplos de preconceitos que certos casais vivem devido à ignorância e mentalidade retrógradas que ainda se sobrepõem. O importante é manter a auto estima em alta e pensar que nada disso importa. Afinal de contas deve viver a sua vida em pleno, sem se preocupar com o que os outros pensam.

 

 

 

Homofobia própria

Parece estranho, mas há muitos homossexuais que se recusam a assumir como tal. E não nos referimos ao medo de revelar aos outros a sua sexualidade, mas sim a alguém que leva uma vida dupla negando algo que não é possível controlar. Muitos gays negam a própria sexualidade forçando-se a ter parceiros heterossexuais, muitas vezes até casando e tendo filhos com eles.

Sentem medo e culpa e martirizam-se por desejar outros homens. Mas questione-se: vale a pena viver uma vida de infelicidade por algo que é apenas natural em si? O primeiro passo para qualquer pessoa que perceba que é homossexual (normalmente na adolescência) é a aceitação. Ele deve aceitar-se tal como é, amar-se e perceber que não é doente, estranho, esquisito, anormal ou diferente. É apenas uma pessoa, com uma identidade que a define, independentemente dos preconceitos da sociedade em que se insere. Procure informação conheça outras pessoas gays, e se necessário procure ajuda ou apoio psicológico. Mas não negue quem é.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION