Paola Paredes cria mais um ensaio com a temática gay

Paola Paredes cria mais um ensaio com a temática gay

Paola Paredes é uma fotógrafa equatoriana que ficou conhecida pelo ensaio fotográfico que realizou, o projecto “Unveilled”, onde documenta os momentos em que revelou à sua família que era lésbica. Cercada por câmaras que disparavam a cada 5 segundos, sentou os pais e as irmãs à mesa e revelou-lhes a verdade.

“Until You Change” foi o novo projecto da artista, no qual relata a experiência de como é ser internada uma clínica equatoriana, onde se promete a “cura” de mulheres gay. Num profundo trabalho, Paola teve de visitar a clínica, entrevistar algumas das mulheres que por lá passaram, algumas internadas à força pelos próprios pais e ainda investigou sobre o assunto. Descobriu que existem mais de 200 clínicas clandestinas do género.

Acompanhada pelos pais, que a apoiaram no projeto, Paola visitou a clínica com um gravador escondido no soutien. A artista revela que foi uma experiência perturbadora, que publicitavam o local como se de um parque de diversões se tratasse.

Quanto às práticas, falado nas mais leves, Paola descreve que as mulheres eram obrigadas a usar maquilhagens de cores marcantes. Azuis nos olhos, vermelho vivo nos lábios, rosa nas faces. As vítimas teriam ainda de usar saltos altos e mini saias. Algumas mulheres chegaram mesmo a ser torturadas com cordas e luvas de borracha e eram constantemente ameaçadas de violação. No pior cenário, era mesmo aplicada a “violação correctiva”. Privação de alimentos e abuso psicológico foram outros meios de tortura pelos quais algumas mulheres passaram.

Para a artista foi como lidar com os seus medos. Paola conta que antes de se assumir à sua família tinha medo de se rejeitada ou de ser enviada para uma destas clínicas. Isto é infelizmente comum em países bastante religiosos. No Equador, principalmente, um país onde 80% da população é católica, a homossexualidade ainda é vista como um pecado ou um problema mental. As pessoas são homofóbicas e devido à corrupção e falta de vigilância, estas clínicas acabam por manter-se ao lado das inspecções por parte autoridades estatais.

Embora as imagens sejam ficcionais, alertam para um problema da sociedade que vai além da homofobia, trata-se de uma violação dos direitos humanos. Embora estas clínicas existam em maior número nas aldeias e vilas dos países pobres, também se encontram em países desenvolvidos na America e Europa.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION