Presidente da República recebeu responsáveis da candidatura de Portugal ao EuroPride 2022

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, em audiência no Palácio de Belém, representantes da Associação ILGA Portugal, da Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI e da Rede Ex Aequo – Associação de Jovens LGBTI e Apoiantes, associações responsáveis pela candidatura de Portugal ao acolhimento e organização do EuroPride 2022, que lhe apresentaram a candidatura que foi entregue ao EPOA – European Pride Organisers Association.

Na recepção feita pelo Exmo Sr. Presidente, as 3 organizações falaram sobre a importância económica e social e também do mediatismo que trará a Portugal, um EuroPride feito em terras lusas.

Na carta candidatura de Portugal ao Europride2022 pode-se ler:

O Orgulho LGBTIQ+ orgulho pode significar muitas coisas, impossível resumir ou descrever. Mas na sua essencia, demonstrar orgulho é sobre visibilidade. Trata-se de proclamar a natureza irrefutável da existência de alguém e manifestar um sentido de pertença para quem a precisa. O Orgulho oferece-nos consolo e segurança, é uma porta aberta a possibilidades: a prova de que ser-se “bicha” não significa estar sozinhx.

Num mundo que muitas vezes rejeita e ataca as pessoas por serem quem são, por se expressarem de formas que elas sentem naturais, e por amar aqueles que não podem mas mesmo assim amam, temos que relembrar nós mesmo e a outros que a comunidade LGBTIQ+ é maior que qualquer cidade, país ou continente. Que a nossa comunidade vai para além de todas as fronteiras e se ergue acima de todas as barreiras.

A realização do maior evento de Orgulho Europeu na orla mais ocidental do continente europeu em 2022 irá declarar os horizontes de alargamento do movimento no seu 30º aniversário. Enquanto fizemos enormes progressos no avanço dos direitos LGBTIQ+ em casa, ainda nos falta mudar mentes e corações, a fim de alcançar plena igualdade para a nossa comunidade e salvaguardar essas conquistas para o futuro. E Portugal, como um país multicultural com laços de seculares em toda a Europa, Ásia, África e as Américas, serve como plataforma para o diálogo com outras culturas e realidades.

Por isso, nós, Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal & ILGA Portugal, com o apoio da Comunidade LGBTIQ+ de Portugal e do Governo Português, declaramos a nossa intenção de acolher o em 2022. No mês de setembro de Lisboa como sua base, e amplificado por comunidades em torno da nação, o EuroPride 2022 vai emanar ao redor do Mundo, mostrando que pessoas, cidades, países e continentes de todo o lado que são amados exatamente por serem como são, elxs mesmxs!

Mais uma vez a SaunApolo56 esteve muito bem representada pela palavra e presença da sua proprietária, Kiki Pais de Sousa 👍

Fontes: “Presidência da República” e “Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal”

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION