Thor: Ragnarok e a primeira personagem LGBT

Thor: Ragnarok já estreou e promete ser um sucesso de bilheteira. Mas este filme conta ainda com uma grande novidade: a introdução de uma personagem LGBT.

Trata-se de Valquíria, interpretada por Tessa Thompson, uma heroína que ajuda Thor, preso no outro lado do Universo e sem o seu martelo, a voltar a Asgard e parar Ragnarok.

Nas histórias de banda desenhada, a poderosa guerreira de Asgard é lésbica, e uma mulher confiante não se preocupa com o que os homens pensam dela, coisa que os fãs não deixaram passar despercebido nas redes sociais.

No entanto, a decisão de cortar uma cena do filme que remonta à sexualidade da personagem, deixou muitos fãs revoltados. A cena mostrava uma mulher a sair do quarto de Valquíria, insinuando a sua bissexualidade. Embora o director afirme que apenas a retirou pois cortava a atenção à mensagem que desejavam passar na cena, nem Tessa Thompson nem os fãs ficaram muito satisfeitos com isso.

Embora já não seja a primeira personagem LGBT nas histórias da Marvel, é importante que os filmes incluam cenas que ilustrem a sexualidade as mesmas, tal como é feito no caso das personagens heterossexuais.

É por isso uma pena que os directores tenham decido não abordar a sexualidade de Valquíria no filme. Isso é algo que precisa urgentemente de mudar. É também de relembrar que haviam rumores que um dos guerreiros que ajuda Thor também seria gay mas mais uma vez isso não foi representado no filme.

Sendo os filmes de super-heróis vistos por milhares de crianças e jovens, estes terão alguém com que se identificar no caso de pertencerem à comunidade LGBT. E nada melhor que uma mulher forte, confiante, guerreira e lésbica para que as meninas vejam nela um exemplo a seguir.

E mesmo que não seja o caso, esta é uma forma de tornar a homossexualidade cada vez mais integrada na sociedade como algo normal, para que o bullying e discriminação sejam num futuro próximo apenas uma má recordação do passado.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION