O meu amigo é homossexual. Que perguntas estão proibidas?

Se tem um amigo ou amiga e pensa que ele possa ser homossexual, lembre-se que muito possivelmente ele luta contra a pressão social e o preconceito dos amigos ou até mesmo familiares. Se esse amigo decidir contar-lhe a sua orientação sexual, ele com certeza estará nervoso, com medo da rejeição, ou de uma reacção negativa da sua parte.

Mas por vezes, mesmo quando os heterossexuais aceitam bem os seus amigos gay, incomodam-nos com perguntas sem sentido sem na verdade perceber que algumas são na verdade bastante preconceituosas.

Para perceber um pouco do que falamos, perceba aqui que perguntas e comportamentos devem ser evitados ao ser confrontado com uma revelação da homossexualidade de um amigo ou amiga.
Perguntar, “Desde quando és gay?”

Houve alguma altura em que se apercebeu que era heterossexual? Ou sabe isso desde sempre? Ora com os homossexuais aconteceu o mesmo. A única diferença foi talvez a confusão que sentiram por se aperceberem que mais nenhum amigo ou amiga é como ele. Eles não tinham filmes ou séries com que se identificar, livros infantis que mostrassem dois principes ou duas princesas, No futuro isso possivelmente mudará, com as crianças a aceitarem a sua orientação desde cedo, sabendo ser normal.

Perguntar se ele ou ela tem a certeza

Da mesma formas que você possivelmente tem a certeza que é heterossexual, o seu amigo também o terá. Até porque desde a aceitação à partilha com os amigos e família vai por norma uma longa distância. Se ele decidiu contar, certamente não restarão muitas dúvidas.

Dizer algo como “Isso é uma fase vai passar”

A sexualidade não é uma fase. Não diga isso a ninguém.
Mostrar preocupação por já se ter despido à frente do amigo, ou mostrar resistência a fazê-lo no futuro.

O seu amigo não se sente atraído sexualmente por todas as pessoas do mesmo sexo que vê sem roupa, assim como você não se sentiria mesmo que entrasse dentro de um balneário do sexo oposto. Não o trate de forma diferente.

O meu amigo é homossexual. Que perguntas estão proibidas?

Dizer “Mas tu és tão feminino/masculino”

Dizer a um homem que acha estranho ele ser gay já que é tão masculino, é completamente absurdo. O género nada tem a ver com a sexualidade. Alias, cada vez mais se comprova que mesmo o que é definido como masculino e feminino está redondamente errado. Não existem comportamentos de género, existem personalidades e gostos. E ainda que nos guiemos pelo passado, no qual eramos formatados como meninos e meninas desde cedo, ser masculino ou feminino nada põe em causa de que sexo será a pessoa de quem ele vai gostar.

Começar a trata-lo de forma diferente

Esse era precisamente o receio que o seu amigo tinha antes de se assumir. Nada tem de mudar após a revelação. Continua a ser o seu amigo ou amiga, e vocês continuam a ter as mesmas coisas em comum. Nada tem de mudar. Se o fizer, pode inibi-lo de o contar a mais alguém, obrigando-o a viver a sua vida amorosa de forma secreta, com medo do que as pessoas vão achar, ou de perder os amigos.

Não conte a mais ninguém

Se você não sabe a quem ele decidiu contar, por isso não partilhe a informação dessa pessoa com mais ninguém. Ele pode ter optado por contar apenas aos amigos mais próximos evitando espalhar a informação por colegas de trabalho ou até familiares. Deixe essa tarefa ao cuidado dele.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION