Primeira adopção na Alemanha por casal homossexual

A Alemanha só este ano viu a lei que permite o casamento ente pessoas do mesmo sexo entrar em vigor. Embora aprovada desde 30 de Junho, foi apenas desde 1 de Outubro deste ano que gays e lésbicas se podem casar, apesar do inesperado voto contra por parte da chanceler da Alemanha Angela Merkel.

Dado que o casamento pode ser celebrado “entre duas pessoas de sexo diferente ou do mesmo sexo”, a adopção surge como uma possibilidade. Para a vitória dos membros da comunidade LGBT e a felicidade do casal em questão, a primeira adopção foi então anunciada dia 5 de Outubro de 2017.

Os felizes pais são Michael e Kai Korok, que se casaram um dia após a oficialização do casamento gay. Com a certidão de casamento, foi agora possível levar para a frente o processo de adopção da criança de dois anos e meio de idade, que vive com o casal desde que nasceu. O casal já teria tentado adoptar a criança, mas sem sucesso. Finalmente, o tribunal de Tempelhof-Kreuzberg aprovou agora o pedido do casal.

Jörg Steinert, porta-voz da associação de gays e lésbicas de Berlim. celebrou afirmando que “É um grande passo para os gays e lésbicas com maior segurança jurídica agora”.

Casais homossexuais da Alemanha podem agora viver uma vida normal no país. A Alemanha é de facto um dos países mais avançados na Europa no que diz respeito a legislação que protege a comunidade LGBT. De facto, a discriminação é até proibida por lei. Gays e lésbicas já podem casar, adoptar e contam com eventos temáticos como é o caso do Queer Film Weekend “Verzaubert”, onde são exibidos filmes da temática LGBT, o carnaval cor-de-rosa em Glockenbachviertel, ou o Gay Sunday na Oktoberfest.

A própria capital conta com cerca de 300 mil homossexuais, 150 bars gay, bailes gay, lojas temáticas e clubes desportivos para casais do mesmo sexo. É um país onde é comum ver homens ou mulheres de mãos dadas, beijando-se ou exprimindo carinho nas ruas.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION