“Doutora Brinquedos”: desenhos animados da Disney geraram polémica

Aquilo que deveria ser um sucesso, motivo de orgulho, e um passo em direcção à igualdade de direitos, acabou em polémica. Em causa está um desenho animado da Disney, a Doutora Brinquedos.

A conhecida série infantil destina-se a um público de crianças dos dois aos seis anos de idade, e retrata a história de uma menina de 6 anos que tem o dom de consertar brinquedos. A menina quer ser médica um dia, daí o nome da série, mundialmente famosa.

Num dos episódios da série da Disney, é mostrado um casal de duas mulheres. No episódio, a Doutora Brinquedos ajuda as duas mães a reunirem-se com o seu bebé, na sequência de um terramoto provocado por um dragão saltitante. Este não era o foco da história do episódio, intitulado “Plano de Emergência”. No episódio, todo ele bastante educativo, as crianças aprendiam o que fazer em caso de terramoto, que medidas tomar, ensinando por exemplo a fazer kits de emergência.

O casal é retratado de forma normal, como deveria de facto ser. Wanda Sykes e Portia de Rossi, são as duas conhecidas actrizes lésbicas dos Estados Unidos que dão voz às personagens. Não é dada nenhuma importância especial, não é feita nenhuma referência, e ainda assim alguns pais não gostaram.

A organização “One Million Moms” afirma que os desenhos animados estão a corromper as crianças aliciando-as para um estilo de vida homossexual. Houve ainda grupos de mães que anunciaram um boicote à série nos Estados Unidos. A criadora da série Cris Nee é uma homossexual assumida e diz que decidiu incluir a família de duas mães apenas para mostrar que amor é amor seja de que forma for. Ao mesmo tempo a série pode ajudar o seu filho e outros meninos e meninas com duas mães ou dois pais a sentirem-se parte da comunidade.

A reacção da organização mostra que infelizmente ainda existe muito preconceito envolto na homossexualidade. Está na altura de começar a incluir estas famílias nos livros e séries infantis para que as crianças não se sintam diferentes. Ao mesmo tempo, as crianças de pais de sexos diferentes aprendem a respeitar os outros, impedindo que pratiquem bullying nas escolas.

A posição da Disney é clara neste assunto. Já não é a primeira vez que mostra casais homossexuais nos seus filmes e séries animadas. Num episódio do “Boa Sorte, Charlie”, e na série “Star vs. As Forças do Mal”, casais de homens e mulheres gays aparecem beijando-se naturalmente.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION