Livros infantis que abordam a temática LGBT

Livros infantis que abordam a temática LGBT

O Livro do Pedro foi a primeira obra literária portuguesa de Manuela Bacelar sobre a temática LGBT. O livro conta a história de Maria, uma mãe que mostra à filha um álbum de família e as memórias da sua infância. Até aqui nada de diferente. Mas Maria tinha dois pais: Pedro e Paulo. É um livro normal, semelhante a tantos outros.

Mas pode fazer diferença na vida de uma criança que passe pelo mesmo. E pode fazer a diferença na educação de uma criança que embora tenha pais heterossexuais, possa ter amigos naquela situação. O livro ajuda a não discriminar, e a aceitar a situação como igual a tantas outras. Mas “O Livro do Pedro” não é o único que aborda a temática.

Nem deve ser o único a ser mostrado às crianças. A diversidade é algo que faz falta para que se acabem com os preconceitos e pensamentos retrógrados em relação ao assunto. Cada vez são mais as obras literárias infantis que abordam estes temas. O importante é explicar às crianças que quaisquer que sejam as suas preferências, ou qualquer que seja a sua família, elas são normais.

Os vestidos do Tiago conta a história de Tiago, um menino que gosta de vestir vestidos. O livro mostra que devemos ser como somos, sem vergonhas ou medos, e que o amor é sempre positivo seja por quem for.

Teodorico e as Mães Cegonhas. Ana Zanatti conta a história de duas mães cegonhas que adotam um menino. Mais uma história sobre como é ter dois pais ou duas mães do mesmo sexo e o dia-a-dia igual a tantas outras famílias repleto de amor.

“Viagem a Coimbra” de Bruno Magina, retrata a vida de uma menina com dois pais que passa por um mau período na escola, onde os colegas a incomodam e mal tratam chegando a roubar-lhe o diário. Sete Dias de Verão, também de Bruno Magina é um livro escrito em forma de diário sobre a história de crianças transsexuais.

Primeiro cresci no coração. De Luís Amorim, mais um conto sobre como é viver com dois pais, e o amor enorme que o pai baunilha e o pai mel nutrem por Lilás, o seu filho.
Por quem me apaixonarei? Neste conto, Marta e André são duas crianças curiosas que aprendem uma importante lição de vida: não escolhemos por quem nos apaixonamos e o amor nunca é errado.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION