Homossexualidade ainda é ilegal em 72 países

Homossexualidade ainda é ilegal em 72 países

Em pelo século XXI ainda é de espantar que algo tão natural como a homossexualidade seja ilegal em alguma parte do mundo. Os números podem espantar mas a verdade é que são ainda 72 os países que proíbem a relação amorosa ou mesmo qualquer troca de afeto entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com o relatório anual da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos, a África, Médio Oriente e sul-Asiático são as regiões onde se pune a homossexualidade de forma mais extrema, sendo o Ocidente a região mundial de mentalidade mais aberta. A pena de morte ainda é aplicada em certas regiões da Nigéria, Sudão, Irão, Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes, Iemen e na Somália.

Embora não tenha sido recentemente aplicada, na Mauritânia Afeganistão e Paquistão a lei ainda prevê a pena capital para atos homossexuais. Na Síria e no Iraque, o estado Islâmico também pune gravemente casos de homossexualidade.
No Irão, Sudão, Arábia Saudita e Iêmen, a homossexualidade também é punida com morte, sob a lei islâmica.

As relações homossexuais ainda são colocadas em delitos como “atos contra a natureza” que podem levar a penas de prisão. No entanto, em certos países como o Egipto, embora a homossexualidade seja permitida aos olhos da lei, as pessoas são discriminadas e perseguidas acabando por sofrer atos de violência extrema. No Paquistão, Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Catar e Mauritânia, embora a pena de morte esteja prevista, quando as relações são consentidas ela não é aplicada.

Apesar de tudo, a discriminação existe na maior parte dos países do mundo. Ainda há muito trabalho por fazer mesmo nos países ditos liberais e cuja legislação a permite. Mesmo quando previsto pela lei, os homossexuais são perseguidos, agredidos, insultados, discriminados. A luta tem de continuar para que caminhemos para um mundo tolerante que aceita todas as pessoas independentemente da sua sexualidade ou género.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION