Mitos sobre lésbicas que precisam de ser desvendados

O desconhecido gera mitos, estereótipos, e por consequência preconceito. As lésbicas são ainda alvo de duras críticas em todo o mundo, muitas devidas à ignorância por parte das pessoas. Os mitos são perpetuados, muito em parte dada a vergonha e tabu em falar do assunto.
Mas será que sabe distinguir os mitos da verdade?

1. Mudam a aparência quando se assumem. As lésbicas não têm um dress code particular. Nem todas cortam o cabelo curto, vestem roupas de homem, camisas em xadrez ou recusam-se a depilar. Cada qual veste-se da forma que gosta e a preferência sexual nada tem a ver com isso. Existem inúmeras mulheres heterossexuais que preferem calças a vestidos e cabelos curtos a longos.

2. Odeiam homens. As lésbicas não odeiam os homens. Muitas têm amigos íntimos como qualquer outras mulher. Uma mulher não se torna lésbica porque teve uma má experiência com um parceiro ou porque considera os homens machistas. É algo que nasce com ela como a cor dos olhos ou cabelo.

3. Não têm relações sérias. Ainda há quem pense que uma mulher a viver uma relação com outra mulher, é como se de uma amizade se tratasse. As relações homossexuais não são por vezes levadas a sério e por incrível que pareça ainda existem muitos homens que acham que quando duas lésbicas se beijam à sua frente, estão na verdade a convida-lo a entrar no jogo. Isso seria o mesmo que ver um casal heterossexual aos beijos e achar que entrar na cena beijando o homem ou a mulher. Não faz sentido.

4. Sentem atração por qualquer mulher. Assim como uma mulher não se sente atraída por todos os homens que vê, uma mulher lésbica não é diferente. Cada qual tem as suas preferências.

5. Uma delas faz papel de homem. Quem pensa isso não percebe ao certo o que é ser lésbica nem o que o género significa. As lésbicas gostam de mulheres e nenhuma faz papel de homem. Só porque uma mulher lésbica usa o cabelo curto, ou toma a iniciativa mais vezes não faz dela masculina. Isso são estereótipos de género que precisam de desaparecer.

6. Querem transformar as outras mulheres em lésbicas. As mulheres homossexuais só querem uma coisa. Ser respeitadas. Querem poder viver uma relação em paz, sem que assumam disparates sobre elas. São mulheres como quaisquer outras e não querem “converter” ninguém, mesmo que isso fosse possível.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION