Redes sociais. Mostrar a homossexualidade?

Numa época onde um perfil nas redes sociais é quase obrigatório, surge a dúvida: deve ou não mostrar que a homossexualidade na internet?
Embora dependa de cada um existem alguns pontos a ter em conta, antes de decidir partilhar com o mundo a sua preferência.

1. Em primeiro lugar deve analisar quem tem adicionado nas redes sociais. Será que quer partilhar a sua vida íntima com todos? Atenção que isto é válido quer seja gay ou não. Afinal muitos são os que escondem as suas relações amorosas das redes sociais, optando por um perfil discreto, longe dos olhares indiscretos de familiares afastados ou amigos menos chegados. Ser gay não significa necessariamente que tenha de o dar a conhecer ao mundo, há quem opte por fazê-lo apenas com um grupo privado de amigos mais íntimos.

2. Deve analisar se tem colegas de trabalho, chefes ou outras pessoas que tema que possam vir a trata-lo de forma diferente. Não significa que tenha de se esconder das pessoas, mas há que lembrar que ainda vivemos numa sociedade retrógrada e preconceituosa e isso não é válido apenas para homossexuais. Já houve por exemplo casos de mulheres que foram demitidas dos seus empregos por mostrarem fotografias com roupas ousadas nas redes sociais. Mesmo sendo completamente descabido, às vezes é possível tomar medidas quanto mais não seja mudando as permissões do que certas pessoas podem ver sobre si. Pode decidir partilhar as informações pessoais, álbuns de fotografias e outros conteúdos apenas com um número reduzido de pessoas escolhidas por si, escondendo-as de colegas de trabalho e amigos distantes.


3. Cuidado com a exposição de terceiros. Lá porque você se sente à vontade de partilhar a sua sexualidade com o mundo, não significa que outros o estejam. Ao partilhar uma fotografia com um amigo gay, que comprometa a sua intimidade, deve pedir autorização. Lembre-se que a pessoa pode ainda não ter assumido a sua sexualidade à família e amigos e assim evita situações embaraçosas. Mais uma vez isto não é exclusivo dos gays, qualquer pessoa que partilhe um momento íntimo com outra, seja um beijo ou abraço deve sempre pedir autorização para o colocar online.

4. Esteja preparado para comentários desagradáveis. Infelizmente esta é a realidade. Em Portugal ainda existe bastante homofobia mesmo entre a comunidade jovem. Se é um membro participativo nas redes sociais e tem um perfil público lembre-se de que poderá ser vítima de preconceito e bullying. Se está resolvido na sua vida esta pode ser uma forma de afirmação pessoal, de luta na comunidade LGBT. Mas se passou por uma fase depressiva e ainda luta pela aceitação dos amigos e família, talvez seja melhor encontrar algum apoio antes de se expor publicamente.

Em último caso, faça o que o faz feliz. Não existem regras de conduta, cada um partilha o que quer com o mundo. Mas não se sinta obrigado a isso. Se prefere manter um perfil discreto não tem de sentir que está a esconder alguma coisa. Afinal, muita gente o faz independentemente da orientação sexual. E por fim use e abuse das redes sociais. São vários os grupos onde poderá conhecer membros da comunidade LGBT, procurar locais para sair, pedir opiniões, fazer amizades ou até procurar um novo amor. Mas faça-o de cabeça fria e não num momento de solidão e isolamento.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION