Os maiores mitos sobre a homossexualidade

Os maiores mitos sobre a homossexualidade

Quem nunca ouviu um mito absurdo sobre a homossexualidade que atire a primeira pedra. A homossexualidade está envolta de estigmas perpetuados pela ignorância, a imposição de estereótipos pelos filmes e séries de televisão, e pelos movimentos anti-gay.

A informação é conhecimento e é por isso importante desmistificar alguns mitos que tornam a homossexualidade um bicho de sete cabeças e uma vergonha para alguns. Se é gay ou tem algum amigo familiar gay, confira algumas das maiores mentiras contadas por quem não domina o assunto:

1. As pessoas não nascem gays, mas tornam-se assim ao longo da vida

Este é um dos maiores mitos. Existe quem defenda que crianças criadas apenas pela mãe, que brincam com brinquedos femininos ou que vestem roupas cor de rosa se tornam ou têm maior tendência a tornar-se homossexuais. Isso não poderia ser mais absurdo. A homossexualidade nada tem a ver com factores de desenvolvimento e de educação, embora possa apenas expressar-se na adolescência, altura em que a preferência sexual é definida.

2. Não é natural e a natureza é a prova.

Faça a sua pesquisa antes de afirmar isso numa discussão. A homossexualidade é sim natural e está presente em várias espécies animais, tendo já sido identificada em 1.500 espécies, desde primatas a vermes intestinais. O pinguim, golfinho, cisne, ovelha, cão, cavalo, gato, girafa e chimpanzé são apenas alguns exemplos de animais que têm relações homossexuais.

 

 

3. Os relacionamentos gays são mais curtos e existe menos amor

Há quem ainda associe relações gays a perversidade e sexo, não acreditando que estes são capazes de manter uma relação duradoura. Claro que esta afirmação é absurda e a capacidade de manter ou não um relacionamento depende de diversos factores sendo vários os casais heterossexuais que também têm relações fugazes.

Há casais homossexuais que vivem vidas inteiras em comum embora o preconceito que por vezes vivem e a dificuldade de aceitação por parte das famílias de ambos possam ser factores que dificultam as relações podendo até termina-las. Numa sociedade cada vez mais liberal e aberta são também cada vez mais as relações longas e duradouras onde reinam o amor e respeito.

4. Grande parte dos pedófilos são homossexuais.

Talvez os filmes sejam culpados de muitos destes estereótipos que estão obviamente errados. A verdade é que até há pouco tempo, ao traçar o perfil de pedófilos, os investigadores geralmente traçavam o seu perfil alegando possíveis instintos homossexuais. O tema tornou-se sério e levou o instituto de Psiquiatria no Canadá a fazer uma pesquisa sobre o assunto que demonstrou não haver qualquer correlação entre a pedofilia e homossexualidade. Aliás, a Universidade do Colorado foi mais longe e analisou 269 casos de abuso infantil. Os resultados demonstraram que 82% dos casos foram praticados por adultos heterossexuais, com apenas 18% restantes pertencendo aos homens gay.

5. Todos os gays têm tiques femininos

Mais um mito perpetuado em programas de televisão e afins. Um homossexual não deixa de ser homem por gostar de outro homem. Na verdade, cada vez menos se distinguem gostos e preferências como femininos ou masculinos. Uma mulher pode gostar de carros e um homem de moda independentemente da sua preferência sexual. Este tipo de associações não nada mais nada menos do que tabus e estereótipos não fundamentados com tendência têm a desaparecer numa sociedade em mudança.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION