O Mundo Confuso do Nudismo e Naturismo

O nudismo e o naturismo são ambos práticas sociais relacionadas, onde as pessoas se socializam usando pouca ou nenhuma roupa. Muitas vezes confusos, o nudismo e o naturismo têm diferenças distintas que os distinguem. Cada prática tem os seus próprios valores, crenças e costumes únicos que podem dificultar a compreensão do que é correcto para si. Neste artigo vamos cobrir as bases destas duas práticas para que possa decidir qual delas é a mais adequada para si. Quer tirar a sua roupa à frente de outros? Continue a ler para saber mais sobre estas duas práticas sociais muito diferentes e os seus pontos em comum.

O que é o Nudismo?

O nudismo é a prática de ficar nu num ambiente social. Tem frequentemente lugar numa sauna naturista, num resort ou hotel naturista, ou numa qualquer praia de nudismo ou onde o vestuário é opcional, e onde se espera que os participantes fiquem nus ou usem apenas roupa mínima. Os nudistas estão frequentemente envolvidos em actividades sociais como a prática de desportos, jardinagem ou espreguiçar ao sol. Os nudistas tendem a ver a roupa como uma barreira para desfrutar da natureza e do corpo humano. Muitas vezes acreditam que estar nu é saudável porque leva a uma sensação de libertação e relaxamento. Os nudistas citam frequentemente o desejo de quebrar as convenções sociais como a sua razão de ser para a prática. Querem estar livres das restrições do vestuário e dos julgamentos que acreditam que isso traz.

O que é o Naturismo?

O naturismo é a prática de estar nu na natureza, ambientalmente consciente, e que pode ter uma experiência social ou não. É um estilo de vida que visa promover uma imagem corporal positiva e a auto-consciencialização através dos benefícios de se estar despido. Os naturistas vêem frequentemente a natureza como uma força de cura. Eles vêem os corpos despidos como naturais e alegres. Acreditam que o naturismo é um meio de se reconectar com a natureza e o eu. Os naturistas, tal como os nudistas, vêem muitas vezes a roupa como desnecessária e restritiva. Eles vêem o vestuário como uma construção social que pode ser superada na natureza. Os naturistas acreditam que a imagem positiva do corpo e a auto-consciencialização podem ser alcançadas através do processo de desprendimento da roupa.

3 amigos numa praia de nudistas

Diferenças entre Nudismo e Naturismo

A principal diferença entre o nudismo e o naturismo prende-se com o vestuário. No nudismo, espera-se que os participantes estejam nus, enquanto que no naturismo, admite-se que os participantes possam usar alguma roupa que seja natural, como algodões ou linho. Tanto os nudistas como os naturistas aderem a práticas sociais em que se espera que os participantes sejam desnudados. Enquanto os nudistas são despidos por uma variedade de razões, os naturistas são despidos pelos benefícios para a saúde decorrentes de estarem num estado natural. Os nudistas e naturistas dedicam-se frequentemente a actividades sociais semelhantes, tais como desporto e socialização, mas com objectivos diferentes. Com os nudistas, o vestuário é evitado como meio de libertação, enquanto que com os naturistas, o vestuário é evitado como meio de ligação.

O nudismo é o mesmo que estar nu?

Estar nu é apenas uma forma de nudismo, mas não é a única forma. O naturismo é um estilo de vida e a prática de estar despido, enquanto que o nudismo é um encontro social onde os participantes estão despidos. Ambas as práticas visam quebrar barreiras e criar um sentimento de libertação. Contudo, para os nudistas, o vestuário é evitado por razões de libertação, enquanto que para os naturistas, o vestuário é evitado por razões de ligação à natureza.

Benefícios do Nudismo e Naturismo

  • Melhor imagem corporal: Quando se está num ambiente social que promove uma imagem corporal positiva, é provável que se tenha uma melhor auto-consciencialização e imagem corporal. Tanto o nudismo como o naturismo promovem a imagem positiva do corpo. Isto significa que qualquer que seja o seu peso, qualquer que seja o seu tamanho, o nudismo e o naturismo podem ajudá-lo a sentir-se confortável e confiante na sua pele.
  • Melhor auto-consciencialização: Usamos frequentemente roupa como uma forma de nos escondermos. No entanto, quando estamos nus, somos obrigados a confrontar quem somos e como queremos apresentar-nos. Isto ajuda-nos a tornarmo-nos mais auto-conscientes.
  • Melhores competências sociais: Quando estamos nus, somos forçados a quebrar barreiras e a relaxar. Isto ajuda-nos a quebrar barreiras e a conectarmo-nos com outros em ambientes diferentes.
  • Melhor ligação com a natureza: Através do processo de nos despirmos, temos mais probabilidades de apreciar a natureza. Estar despido ajuda-nos a sentir uma ligação com os elementos naturais que nos rodeiam. Ajuda-nos também a apreciar melhor os ritmos da natureza.
  • Melhoria da saúde: Estar despido da natureza oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Permite-nos estar mais em sintonia com o nosso ambiente, o que nos pode levar a fazer melhores escolhas de saúde. Estar despido de elementos naturais também demonstrou baixar a pressão arterial e reduzir a ansiedade.
Como é a primeira vez numa praia para nudistas

O problema de estar nu em frente de outros

Estar nu em frente de outros pode ser uma ideia assustadora. Pode estar preocupado sobre como agir, o que fazer ou como se sentir. Numa estância de nudismo ou numa qualquer sauna para naturistas, estará rodeado por outros que sentem o mesmo. Poderá concentrar-se nos outros que também se sentem desconfortáveis e encontrar formas de relaxar na situação. Estará também rodeado por pessoas que estão lá pelas mesmas razões que você. No entanto, quando se está numa situação em que todos os outros também estão a tentar lidar com os mesmos sentimentos embaraçosos, isso pode facilitar o processo. Se estiver preocupado em estar nu em frente dos outros, uma sauna liberal calma e selecta do tipo da SaunApolo 56 será um óptimo lugar para começar.

Deve experimentar o Nudismo ou o Naturismo?

A decisão de experimentar uma destas práticas sociais é da sua inteira responsabilidade. Ninguém pode decidir se elas são adequadas para si, a não ser você. Não há maneira certa ou errada de fazer qualquer uma destas coisas. A única forma de saber se estas práticas são certas para si é experimentá-las. Ao decidir entre o nudismo e o naturismo, pode ajudar a pensar porque quer experimentar uma destas práticas. Se quiser experimentar porque quer sentir-se mais confortável com o seu corpo e a sua saúde, então o naturismo pode ser o mais indicado para si. Se quiser experimentar porque quer quebrar convenções sociais e ser libertado, então o nudismo pode ser o mais indicado para si. Agora que conhece as bases das duas práticas e as suas diferenças, talvez seja mais fácil para si decidir qual delas é a mais adequada para si.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION