Kevin Spacey mistura assédio e pedofilia com homossexualidade

Kevin Spacey tem sido fortemente criticado pela forma como decidiu anunciar a sua homossexualidade. É sempre bom quando uma figura pública mundialmente conhecida demonstra que não existe nada errado com a homossexualidade, e o demonstra assumindo-se sem vergonhas publicamente. Mas neste caso o propósito parece ter sido outro, nomeadamente o de afastar o foco dos rumores de assédio, sobre o qual foi acusado.

Spacey escreveu uma publicação nas redes sociais começando por pedir desculpas a Anthony Rapp, dizendo que não se lembra do que ocorreu, afirmando ainda que estaria sob o efeito de álcool quando o episódio aconteceu. Logo de seguida decide anunciar que após viver várias relações hetero e homossexuais, decidiu viver como um homem gay.

Relembre-se que Anthony Rapp acusou Kevin Spacey de assédio sexual. De acordo com Rapp, Spacey terá abordado Rapp numa festa, fazendo contacto físico não consentido, quando o actor tinha apenas 14 anos. Spacey, hoje com 58 anos, teria 27 anos na altura. Misturar o tema do assédio e neste caso ainda mais grave, pedofilia, com a homossexualidade é um campo perigoso já que estas não estão minimamente relacionadas, embora essas crenças insistam em perpetuar.

No entanto é bem conhecido o mito de que os homossexuais são pervertidos e possuem desvios do comportamento sexual. Mas as duas coisas não estão como é óbvio relacionadas. Uma prova disso foram as recentes acusações a outros artistas de Hollywood heterossexuais, nomeadamente o famoso produtor Harvey Weinstein, acusado de assédio e conduta imprópria por dezenas de actrizes. Spacey parece assim estar a justificar o seu errado comportamento com a sua preferência sexual, algo obviamente muito mal visto pela comunidade LGBT e não só. Após as revelações de Rapp, outros artistas e profissionais que trabalharam com o actor partilharam as suas histórias revelando outros casos de assédio.
Os produtores de House of Cards, a famosa série original da Netflix na qual Spacey participava, mostrou não levar o tema do assédio de ânimo leve e despediu o actor.

É perturbadora a forma como este actor decidiu partilhar com o mundo a sua orientação sexual. São este tipo de erros que ajudam quem ainda tem uma mente fechada e retrógrada a dar razão aos mitos que relacionam conduta sexual imprópria à homossexualidade. Mas por outro lado foi bom ver que este comportamento não passou ao lado de vários artistas de renome mundialmente conhecidos que ajudaram a esclarecer que os dois temas não se relacionam de qualquer forma, criticando fortemente o actor.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION