O meu filho é homossexual. E agora?

Para os pais, descobrir a sexualidade dos filhos deveria ser algo natural. Para os jovens heterossexuais, esta questão não constitui na verdade nenhum problema, mas o caso muda de figura quando falamos de homossexualidade. Mas na verdade não existe nenhum guia ou regras para que possam lidar com a questão.

Porque na verdade, esse é o ponto-chave: não tem de ser diferente de no caso de um filho ou filha heterossexual.

Apesar de tudo, vivemos numa sociedade em que os homossexuais enfrentam problemas acrescidos em termos de integração na sociedade, constituição de família e aceitação social. Talvez por isso seja melhor algum apoio extra principalmente na juventude, para que se tornem adultos fortes e preparados para enfrentar a vida.

Em primeiro lugar vem a aceitação. Não digam coisas como “o que fiz de errado para te tornasses assim” ou “a culpa foi de te ter deixado ir para a dança”. Uma coisa que os pais têm de aceitar é que esta é uma característica que nada teve a ver com a educação ou a vivência. Há que aceitar que a criança ou jovem é homossexual e não tentar mudá-la ou culpabiliza-la por isso.

Dar-lhes exemplos é também fundamental para que não se sintam sozinhas. Mostrar que existem outros casais homossexuais com histórias felizes é fundamental. Se é pai de jovens e adolescentes, arranje-lhes um conjunto de literatura que retrate histórias com que se eles possam identificar.

O diálogo é fundamental. É necessário que o jovem se sinta à vonO meu filho é homossexual. E agora?tade para falar das suas dúvidas e receios. É também natural que passe por um período difícil na escola pelo que convém estar preparado para quando isso acontecer.

Estude! E aprenda sobre o assunto. Se a criança ou jovem se sentir incompreendido vai sentir-se sozinha e angustiada. Compre livros, junte-se a grupos de pais ou pesquise na internet.

Mostre o seu apoio à comunidade LGBT. Fale das notícias positivas, as conquistas, participe em eventos caso seja esse o desejo do jovem. Se não for também não tente forçar. Apoie sem tentar mudar a sua personalidade. Se o seu filho for uma pessoa recatada pode preferir não participar em marchas ou expor a sua vida. Aceite-o tal como é.

Continue a tratar o seu filho jovem com naturalidade. Pergunte pelos namorados, aconselhe-o sobre o sexo seguro. Se tem um filho mais velho pergunte-lhe se um dia quererá ter filhos, mesmo que saiba que ele terá de recorrer a um método alternativo para o fazer.

Acarinhe mas não em demasia. Deve educar o seu filho sem regalias em relação aos outros. O seu filho pode vir a ter uma vida facilitada ou não, mas não deve ver a homossexualidade como se de uma doença com cuidados especiais se tratasse. Deve tentar manter a maior normalidade na vida dele.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION