Lisbon Gay Pride 2018 – 5 dicas essenciais antes de visitar

Com o aproximar do Lisbon Gay Pride 2018, porque afinal já estamos a pouco mais de um mês do seu início, decidimos fazer um compêndio de cinco dicas essenciais a quem, pela primeira vez ou em “repeteco” , deseja marcar presença nesse que é o grande festival LGBTI em Portugal.

Nós aqui na SaunApolo 56 adoramos dar conselhos, lembram-se das nossas últimas dicas sobre como frequentar Sauna / Clube Swinger? É nessa senda que escrevemos hoje este artigo, desta vez relacionado com o Gay Pride em Lisboa.

Para quem não está informado sobre estas lides dos arraiais e festivais Pride, relembramos que o Lisbon Gay Pride de 2018 vai ocorrer entre os próximos dias 15 e 24 de Junho, e ocorrerá por vários trajectos ao longo da cidade de Lisboa,  terminando com uma mega festa numa das mais famosas e bonitas praças da Europa, o Terreiro do Paço.

Tudo se iniciar-se-á com a “Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa“, um desfile LGBTI e uma manifestação política com diferentes temas. O desfile de Lisboa deste ano arrancará às 17:00h a partir do  Jardim do Príncipe Real e descerá paulatinamente até ao Terreiro do Paço, onde será realizada por fim a mega festa.

Trata-se de mais de uma semana inteira de eventos que são organizados por várias associações LGBTI portuguesas e que prometem envolver a cidade de Lisboa numa irreverância e diversão tão tipicas da comunidade LGBTI. Mas nem só de festa vive este grande festival. É importante lembrar que este desfile tem no seu ADN uma forte mensagem política,  num esforço de consciencializar todos os cidadãos e cidadãs para os muitos problemas que afectam a comunidade LGBTI em Portugal.

A grande festa de encerramento ocorrerá no segundo fim de semana no segundo sábado de actividades, das 16h às 4h da madrugada na “Vila do Orgulho de Lisboa” (Arraial Lisboa Pride), um  local de bares, entretenimento, música e cultura na praça Terreiro do Paço.

Lisbon Gay Pride – O orgulho de pertença

Não importa se já frequentou a semana Pride noutros Países. Seja nos EUA, seja na Alemanha ou na Áustria, você terá sempre um gostinho da comunidade local – que é, na verdade, um dos nossos aspectos favoritos do festival Pride.

Estas festas são realmente orgânicas e verdadeiras. São um verdadeiro hino à honestidade da personalidade de cada um.

Claro que há algumas coisas que nunca mudam de ano para ano (glitter, arco-íris e muito deboche), mas aqui na Saunapolo 56 nós  afirmamos que o elemento mais importante destas comemorações é sem dúvida a cada vez maior consciencialização para os direitos da comunidade LGBTI, bem como a cada vez maior dimensão da estrutura e da organização que têm vindo a melhorar ano após ano.

Desde colóquios relacionados com uma sexualidade consciente e com práticas seguras, até à distribuição de apoios diversos aos mais carenciados da comunidade LGBT, há poucas coisas mais animadoras do que ver uma comunidade inteira a unir-se para celebrar a diversidade e a inclusividade.

Ainda assim, há muitos elementos-chave que todos os eventos do Gay Pride por esse mundo fora têm em comum (além do óbvio, celebrar as pessoas LGBTI + e toda a comunidade Queer), e há muitas coisas que nos parecem importantes saber, antes que se decida ir a correr impreparado para o evento.

Agitam-se bandeiras internacionais, todos juntos pela causa LGBTI. O Festival Gay Pride é Internacional e chega a Lisboa no próximo mês de Junho de 2018

Agitam-se bandeiras, todos juntos pela causa LGBTI. O Festival Gay Pride é multi-cultural e chega a Lisboa no próximo mês de Junho.

Lisbon Gay Pride – Aqui vão as dicas da SaunApolo 56

1)  Pode sempre ir sozinho/a ao Lisbon Gay Pride

Você pode ir aos eventos do Pride sozinho/a. Sim, é definitivamente uma sensação de comunidade, mas você pode absolutamente ir a qualquer um dos eventos que você queira ir, completamente sozinho. Quer ir a um happy hour sem os seus amigos? Toca a ir em frente! Quer assistir ao desfile Pride, mas nenhum dos seus amigos está interessado? Vá de qualquer maneira!

Ninguém vai pensar que você é estranho ou que é errado ir a este evento sozinho. Na verdade, as pessoas geralmente estão lá para conhecer outras pessoas, seja por amizade, romance ou apenas conversas casuais.  Se então você estiver interessado em conhecer novas pessoas apenas para Sexo, então ir a alguns eventos da Semana Gay Pride definitivamente não será uma má ideia. Nós aqui na SaunApolo 56 estaremos com eventos eróticos programados para a semana Lisbon Gay Pride.

 

2) Pode trazer os seus amigos ao Pride, desde que sejam “open minded”

Tem um monte de amigos heterossexuais e cisgêneros que querem vir ao Lisbon Gay Pride? Convide-os! É claro que será sempre uma boa idéia primeiramente conversar com eles sobre a importância do Pride e o que isso significa para a comunidade LGBTI. Deve transmitir a ideia de que não se trata apenas de mais um festival.

Também será importante informá-los sobre o que é e o que não é apropriado num espaço Queer e como ser educado e civilizado para com outros que estão a partilhar aspectos tão pessoais das suas identidades em público.

Se tudo isto estiver resolvido e se você se sentir confortável a trazer os seus amigos, faça-lo! Os eventos Gay Pride dão as boas-vindas a todos, sejam eles LGBTI ou não

 

3) Não tem que se embebedar no Lisbon Gay Pride, muito embora possa fazê-lo

Muitos eventos da Lisbon Gay Pride envolvem bebidas alcoólicas e muita euforia. Assistirá a Happy Hours em abundância, bem como eventos realizados em bares, restaurantes e clubes. Se você gosta de beber, divirta-se! Se você preferir não beber por qualquer motivo, saiba que não precisa de fazê-lo. Sério – você não precisa beber para se divertir no Pride, e ninguém vai julgá-lo se você não participar nas extravagâncias com álcool.

Um festival Gay Pride 2017 na cidade de Londres. Uma atitude aberta, divertida e com álcool à medida!

Um festival Gay Pride 2017 na cidade de Londres. Uma atitude aberta, divertida e com álcool à medida!

4) Pesquise e informe-se de antemão sobre os vários espaços

Os eventos do Gay Pride podem cobrir uma enorme quantidade de espaços, por isso é sempre uma boa ideia saber o plano festivaleiro com antecedência. Quer estar perto do começo da parada, do meio ou do fim, por exemplo? Quer percorrer um grupo de bares e restaurantes para a happy hour, ou ficar com um que está fora da grande multidão?

As tertúlias com a confraria festivaleira facilitam a descoberta, mas o Pride pode ficar lotado e ocupado dependendo de onde você está; como tal, não é uma má ideia fazer uma pesquisa prévia caso seja um “vanilla do Pride”, ou seja, um convencional nestas andanças. Como em tudo, saber de antemão sobre os diversos espaços e calendário das actividades, poderá ajudá-lo a canalizar a sua atenção para o que acha que lhe irá trazer uma melhor experiência.

Neste âmbito aconselhamos a consulta da Página sobre o Arraial Pride Lisboa 2018 no site da ILGA ou contactar pelo Facebook a página da organização Lisbon Gay Pride 2018.

 

5) Lisbon Gay Pride, contar sempre com o inesperado!

Fique ciente de que estarão lá pessoas que o poderão reconhecer. Um ex-colega de escola que você já não via desde o secundário ou aquele professor substituto que você tinha na Universidade. Isso, essas mesmas pessoas! Você pode-se deparar com eles no Pride!

Para sua enorme surpresa, eles podem estar a marchar no desfile, vestidos com roupas de arco-íris e purpurinas, ou até mesmo em trajes minimos, quase semi-nús. Podem até estar no Lisbon Gay Pride 2018 na companhia dos seus actuais namorados/as/maridos/mulheres homossexuais.

A chave de tudo, e mais uma vez reiteramos o nosso ponto 2) acima, é certificar-se de dar aos outros o respeito que você gostaria em troca.

Participar simplesmente no Pride não significa nada sobre a orientação sexual ou identidade de alguém, por isso é importante não fazer suposições ou espalhar boatos baseados no que alguém faz ou não faça num evento Pride.

Dê aos outros o respeito e a privacidade que você deseja em troca e lembre-se de que o Festival Pride é uma celebração da liberdade e da livre escolha.

Vemo-nos no Lisbon Gay Pride de 2018, muito em breve!

 

Dica final para a Semana Lisbon Gay Pride 2018:

Consulte diariamente as festas temáticas Swinger da Saunapolo 56. Alguns eventos irão ocorrer! Fique atento.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION