Tudo o que deve saber para desfrutar da Sauna Mista

Photo of author
Escrito por: Blog-saunapolo56

A melhor maneira de desfrutar de uma sessão de sauna é regular a temperatura para um nível confortável para o seu corpo. Isto é especialmente importante se sofrer de problemas de sono. É também importante manter-se hidratado e usar roupas confortáveis. Há também algumas dicas de segurança importantes a seguir após a sua sessão de sauna, tais como a utilização de hidroterapia para arrefecer.

Evitar a desidratação durante uma sessão de sauna

Os utilizadores de uma sauna do tipo mista, tal como é a da SaunApolo 56, devem beber muita água antes de entrarem na sauna para evitar a desidratação. Como as cabines de sauna são normalmente extremamente quentes, as pessoas podem facilmente ficar desidratadas enquanto as utilizam. Beber água antes de entrar na sauna pode ajudar a abrir os poros e encorajar o seu corpo a suar. Além disso, a água potável depois de sair da sauna irá ajudá-lo a manter-se hidratado.

Quer esteja a usar uma sauna por prazer ou por razões de saúde, é essencial usar roupa adequada. As roupas de sauna devem ser feitas de algodão, que pode absorver o suor e manter a temperatura central do corpo estável. Além disso, pode ser usada uma touca de gelo para manter a cabeça fria durante a sessão de sauna, uma vez que o sobreaquecimento pode causar dores de cabeça. Além disso, deve-se evitar usar fatos de banho ou outras roupas apertadas na sauna, pois podem prender o suor e aumentar a temperatura do corpo. Além disso, não deve usar jóias de metal enquanto estiver na sauna, uma vez que podem aquecer e causar queimaduras.

As pessoas com doenças cardiovasculares e as que tomam certos medicamentos devem evitar as saunas. O risco de desidratação aumenta durante as sessões de sauna, o que pode levar a um aumento da pressão arterial e dores de cabeça. Além disso, uma temperatura corporal elevada pode também ser perigosa, uma vez que pode levar a choque hipovolémico, convulsões, e falência renal.

Se estiver a usar uma sauna para uma qualquer cura de ressaca, deve lembrar-se de beber muita água. Se não estiver a beber água suficiente, pode acabar com uma ressaca pior, pelo que deve evitar sessões de sauna até que os seus sintomas tenham melhorado. Se estiver a sentir-se um pouco melhor, pode considerar uma sessão de sauna de duração curta.

Embora seja raro as pessoas desmaiarem durante uma sessão de sauna, as pessoas com determinadas condições médicas devem ser cautelosas para evitar a hipotensão e a desidratação. Se estiver preocupado com desmaios, deve consultar o seu médico antes de utilizar uma sauna durante mais de dez minutos.

Os benefícios da sauna são numerosos, e é importante conhecer os riscos antes de a utilizar. Se uma mulher estiver grávida, ela deve limitar a sua utilização da sauna a cinco minutos de cada vez e assegurar-se de que arrefece lentamente ao abandonar a cabine.

Homem dentro da sauna seca

Usar roupa confortável durante uma sessão de sauna

Se quiser aproveitar ao máximo a sua sessão de sauna, precisa de usar roupa confortável. Deve tentar evitar usar roupa apertada ou qualquer coisa que possa ficar molhada. Além disso, certifique-se de que a sua roupa é fácil de remover. É melhor evitar usar jóias ou smartwatches em saunas, pois estes podem sobreaquecer e causar danos na sua pele. Além disso, deve evitar usar roupa suja, o que poderia causar uma acumulação de poeira.

Se estiver preocupado com a transpiração, certifique-se de tomar um duche antes de entrar na sauna. Isto ajudará a sauna a manter-se mais limpa e evitará a entrada de resíduos de pele. Além disso, será mais fácil evitar o sobreaquecimento quando se usa roupa solta. À medida que a temperatura aumenta, certifique-se de que bebe muita água. Vai querer evitar o sobreaquecimento, o que pode aumentar o risco de AVC e doenças cardiovasculares.

Escolha roupas feitas de algodão. O algodão afasta o excesso de calor e é muito confortável. O algodão é também respirável e é a escolha ideal para roupa de sauna. Se desejar um look mais elegante, considere usar um biquíni ou um fato de banho de uma só peça. No entanto, certifique-se de que o tecido é feito de fibras naturais. Evite materiais sintéticos, pois podem bloquear os seus poros e causar desconforto.

As mulheres devem evitar usar roupas justas. Roupas apertadas restringem a capacidade de respiração da sua pele, o que derrota o propósito de uma sauna. Além disso, as roupas apertadas podem provocar o sobreaquecimento da sua pele e irritá-la. Por conseguinte, é melhor usar roupa leve e solta.

Ao entrar numa sauna, é melhor remover todas as suas jóias e certificar-se de que a sua roupa está limpa e livre de manchas. Além disso, não se esqueça de trazer uma toalha! Uma toalha evita que as suas roupas fiquem manchadas, o que tornará a sua experiência de sauna mais agradável.

As jóias de metal podem causar desconforto e até queimaduras. Se estiver a usar jóias, tem de as retirar e colocá-las fora da sauna. Mesmo que não consiga remover os seus piercings, eles podem facilmente irritar-se com o calor da sauna. Ao usar jóias de metal, é melhor retirá-las para o exterior.

Evitar a insolação

A prevenção de insolação durante as sessões de sauna requer a utilização de precauções de segurança adequadas. O primeiro passo é certificar-se de que está bem hidratado. Deve beber muita água, incluindo electrólitos, uma vez que o seu corpo perde estas substâncias durante a sessão de sauna. Se não beber o suficiente, pode sofrer de cãibras musculares graves, tonturas, ou mesmo insolação. Esta condição perigosa pode danificar órgãos e músculos, e pode mesmo ser fatal.

Se estiver a sentir algum destes sintomas, saia imediatamente da sauna. Deve também beber água antes de entrar na sauna e depois de sair. E se for novo nas saunas, limite a sua sessão a apenas 20 minutos. Além disso, evite beber álcool, pois o álcool pode desidratar ainda mais.

A maioria dos fisioterapeutas e médicos recomendam-lhe que beba 250 mililitros de água imediatamente após uma sessão de sauna. Da mesma forma, beba 150 a 300 ml de água a cada 10 a 20 minutos. Esta é uma boa regra a seguir, não importa quão quente esteja a sua sauna.

Outro incidente de saúde comum relacionado com a sauna é o choque hipovolémico, uma situação em que a pressão sanguínea e o volume de sangue vão tão baixo que os tecidos não conseguem obter oxigénio suficiente. Uma pessoa com tensão arterial baixa deve procurar aconselhamento médico antes de entrar numa sauna. Uma sessão de sauna demasiado longa ou a uma temperatura demasiado elevada pode causar o desenvolvimento de uma insolação.

A insolação é uma condição potencialmente fatal. Se sentir algum destes sintomas, peça ajuda a qualquer elemento do staff presente na SaunApolo 56. Em caso de extrema urgência, ligue para o 112 e obtenha tratamento médico imediato. Em casos extremos, a insolação pode ser fatal. Os sintomas incluem transpiração, respiração rápida, náuseas e fraqueza, bem como tensão arterial baixa, e tonturas.

Outra dica preventiva para a utilização da sauna é discutir os benefícios e os riscos com o seu médico. Se tiver algum problema cardíaco, é importante falar com o seu médico antes de utilizar uma sauna. O calor pode aumentar o ritmo cardíaco, o que pode causar arritmia. No entanto, as saunas têm muitos benefícios, em grande parte devido ao aumento do ritmo cardíaco e do suor, que é semelhante ao exercício moderado.

Dr. Rafael Freitas: Benefícios de fazer sessões de sauna

Praticar a hidroterapia após uma sessão de sauna

A prática da hidroterapia após uma sauna pode ter uma variedade de benefícios. É uma forma de relaxamento que pode ajudar a aliviar a tensão muscular e a dor, e pode ajudar as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Este tipo de tratamento também pode ser benéfico para os atletas, uma vez que ajuda à recuperação após um treino e previne a dor muscular de início retardado.

É importante que se mantenha hidratado durante a hidroterapia. Deve certificar-se de fazer pausas regulares e ter uma garrafa de água à mão. Os benefícios da hidroterapia são mais perceptíveis quando se fazem duas rondas. A primeira rodada deve ser feita numa cabine de banho turco/vapor, e a segunda rodada deve ser numa cabine de sauna seca.

Para quem tem dores crónicas, a hidroterapia de contraste é outra forma de aliviar os sintomas, alternando entre água quente e fria. Esta técnica é normalmente feita num duche (quente/frio) ou alternando entre a cabine de sauna seguido imediatamente de um duche frio. Os pacientes normalmente repetem o processo três vezes, aumentando o calor, depois diminuindo-o, e terminando com um duche de água fria. Este tratamento é muito benéfico para aqueles que sofrem de dor crónica, e pode ser usado para tratar condições como talas de canela, síndrome do túnel do carpo, e tendinite de Aquiles.

Uma sessão de sauna quente aumenta a circulação sanguínea e reduz as dores musculares. Isto melhora a circulação em todas as áreas do corpo. Também melhora a sensibilidade insulínica e o fornecimento de oxigénio em todo o corpo.

A hidroterapia tem sido praticada por seres humanos há milhares de anos. Os antigos egípcios e romanos praticavam a hidroterapia como um meio de rejuvenescimento. Os romanos e os iranianos tinham banhos públicos e classificavam as águas termais de acordo com a sua capacidade de aliviar as doenças. Os gregos, egípcios e japoneses também praticavam a hidroterapia. Incluir a sauna nas suas rotinas de hidroterapia é pois uma excelente ideia.