Os Gloryholes – Sobre os Buracos de Prazer

O nascer e renascer dos estranhos “Buraco na Parede”

No início da pandemia COVID19, as autoridades sanitárias consideraram cuidadosamente a forma como os indivíduos poderiam satisfazer as suas necessidades de contactos e aventuras sexuais, tentando dar ao mesmo tempo a maior segurança possível aos seus intervenientes.

À época especialistas em algumas partes do mundo defendiam relações sexuais ao ar livre, masturbação e posições que impediam o contacto presencial, e que permitiam experiências sexualmente satisfatórias e seguras contra vírus transportados pelo ar.

Por exemplo, alguns médicos de Saúde do Estado de Nova Iorque nos EUA, chegaram ao ponto de fornecer conselhos específicos, incluindo as seguintes missivas: “Torne-se numa pessoa um pouco mais ousada”. “Seja inventivo com posturas sexuais e tente usar obstáculos físicos, tais como paredes, que permitam o toque sexual mas proíbam o contacto próximo do contacto cara-a-cara”.

De facto, os peritos de saúde da cidade de Nova Iorque sugeriram buracos de glória. É verdade 🙂

Embora esta notícia tenha despertado na altura o interesse de muitos, nomeadamente dos órgãos de média mais sensacionalistas , a verdade é que a noção de sexo anónimo tem sido uma pedra angular da comunidade LGBTI durante décadas.

Se os muros pudessem falar, teriam muito a dizer sobre o passado dos “GloryHole”, ou traduzido à letra em bom Português, dos “Buracos de Glória”. Se não está familiarizado com esta palavra (ou ainda persistem dúvidas), aqui no Blog da SaunApolo 56 decidimos escrever um pequeno compêndio sobre este místico e estranho termo suburbano.

O que é exactamente um Buraco da Glória?

A noção de um buraco de glória é bastante simples. “…Trata-se de um buraco numa parede ou outra divisória, frequentemente entre bancas de lavatório públicas ou cabines de vídeo para adultos, permitindo aos indivíduos envolverem-se em actividades sexuais…”, é uma das descrições mais estranhas que poderá alguma vez ler na Wikipédia.

E continua assim : “…Para além do pénis, também os dedos ou a língua podem ser colocados no buraco…”. Portanto, o sexo feito no “Buraco da Glória” pode ser qualquer coisa que possa entregar prazer, de preferências orgasmos, aos seus intervenientes 😉

De onde apareceu a expressão “Glory Holes” ou “Buracos de glória”?

Vamos ao passado dos “Buracos de Glória”. Estes foram idealizados por pura necessidade. Pensa-se que tiveram a sua origem entre o final do século XIX e o início do século XX, quando as relações homossexuais e promíscuas eram ainda ilegais em muitas áreas do globo e consequentemente conduzidas em cenários mais secretos e do submundo.

Segundo o Queerty, um website dedicado ao estilo de vida homossexual, “casas de banho gay e buracos de glória proliferaram por toda a nação dos EUA nos anos 50. Em finais dos anos 60 e princípios dos anos 70, várias instituições comunitárias LGBTI tinham estabelecido pilares”.

De onde surgiu a frase “buraco de glória”?

A palavra “buraco de glória” é anterior à nossa concepção moderna de “buracos de glória”. De acordo com várias fontes na Internet, a frase foi originalmente proferida por volta de 1820, quando se referia a uma gaveta onde se colocava literalmente o lixo. (sem tónica pejorativa).

Foi também por vezes utilizada para designar pequenas salas a bordo de navios ao longo do século XIX. Realmente dava mesmo para tudo.

Porém, na década de 1930 passou a ter uma conotação mais sexual. Começou como um termo de gíria para uma vagina, mas acabou por se referir ao buraco real numa parede que hoje imaginamos.

Citando as mesmas fontes e de acordo com os “Nerf’s Homosexual Guides”, que eram uma série de panfletos que circulavam entre a população gay da cidade de Nova Iorque por volta de 1949, a definição oficial de um buraco de glória acabou-se por tornar: “Um furo de tamanho fálico na barreira entre as cabines das retretes”. Ocasionalmente utilizado como um simples buraco de espreita”.

Qual a atracção que têm os “Glory Holes” ?

O apelo dos buracos de glórias reside na sua obscuridade e a aparente satisfação imediata sem ter de passar pelos preliminares. Os buracos de glória libertam os indivíduos das exigências regulares da sociedade associadas ao sexo e mesmo à ligação humana básica.

O pessoa liberta-se das questões físicas, da pressão para dizer a coisa certa, e mesmo de ser ela mesma. O seu único objectivo é proporcionar ou receber prazer.

Um jornalista descrevia assim num artigo publicado em 2003 sobre a sua primeira experiência sexual com um Gloryhole nos anos 60: “O buraco da glória é o epítome do sexo anónimo e sem compromisso. Nem os tijolos e a alvenaria podem resistir a ele. Desejo sem nome, sem vergonha”.

Embora os buracos de glória sejam uma relíquia da tradição da comunidade LGBTI dos engates rápidos, crus e fortes, a sua popularidade acabou-se por expandir ao longo dos últimos anos.

Uma abordagem concisa para a localização de um buraco de glória:

Antes do aparecimento da Internet, conseguir encontrar a localização perfeita dos Gloryhole / Buracos de Prazer exigia um pouco de procura, conhecimento e até alguma socialização entre frequentadores. Os pubs e casas de banho gay eram sempre uma opção segura, e as livrarias para adultos costumavam fornecer um directório impresso mensal para os buracos de glória nas principais áreas metropolitanas.

No entanto, como acontece com a maioria das coisas hoje em dia, uma pesquisa rápida no Google irá conduzi-lo ao buraco de glória mais próximo, preferencialmente dirigi-lo até à nossa SaunApolo 56, onde temos cabines privadas e salas com Gloryholes.

Até já existem listas privadas com locais, listas essas partilhadas em grupos fechados no WhatsApp e Telegram e até directórios com GPS internacionais que lhe dão indicações step-by-step até aos gloryholes mais próximos dependendo da sua localização.

Se então for membro de uma qualquer comunidade Fetichista, Lifestyle ou de Swingers, temos certezas de que já visitou sites de encontros sexuais onde se listam alguns locais para encontros anónimos com gloryholes.

FAQs sobre os Gloryholes / Buracos de Prazer

As Mulheres também frequentam os “Glory Holes”?

Sim, algumas vezes como figura feminina em casal. Tipicamente os Gloryholes são mais populares entre os homens homossexuais. É verdade que muitas outras identidades de género e orientações sexuais podem gostar de os utilizar também, nomeadamente os casais em exploração conjunta de fantasias, mas o que é facto é que mulheres cis singles raramente as usam em Portugal e até no resto do mundo.

Algumas mulheres singles em comunidades de Lifestyle e swinger (muitas dessas mulheres identificam-se como pan ou bissexuais) já fizeram experiências com buracos de glória através de Festas Swinger ou em Saunas LGBTI como por exemplo nos Gloryholes da SaunApolo56, uma vez que estes são espaços seguros para experimentação.

No entanto, muitos defendem que às mulheres sozinhas (cis, trans ou outro) devia ser vedada a entrada em cinemas adultos com buracos de glória (quem se lembra do Cinebolso ou Ódeon em Lisboa?), devido a preocupações de segurança, uma vez que estes lugares são geralmente dominados por homens e ainda para mais homossexuais.

Há perigos associados aos “Buracos de Glória”?

Como em qualquer interacção sexual, é necessário ter em conta as DSTs.

Embora o anonimato seja o maior atractivo dos GloryHoles, a saúde e a segurança devem estar sempre em primeiro lugar. Utilize sempre protecção e, de preferência, dê a conhecer sobre a sua saúde sexual a potenciais parceiros.

Se estiver prestes a utilizar um buraco de glória num encontro privado em que todas as partes combinam pormenores antecipadamente, então será o timming perfeito para poder confirmar algumas coisas sem depois ter de abrandar no calor do momento.

Relembramos que na SaunApolo 56 há muitos encontros pré-combinados e discutidos previamente pelos nossos clientes (em chat, sites de encontros, etc) , que depois decidem avançar articuladamente para uma das nossas Cabines ou Salas com Gloryholes.

É importante notar que o sexo público, incluindo o sexo em casas de banho de rua, é proibido na maioria dos Países. No entanto, os buracos de glória comerciais ou particulares são sempre uma aposta segura.

A todos os leitores interessados em ver ao vivo um Gloryhole em Lisboa, fica desde já o convite a virem visitar a SaunApolo 56, sita na Rua Luciano Cordeiro no numero 56A.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION